Óleos capilares e seus benefícios


Nós mulheres, estamos sempre a procura de produtos que nos ajudem a manter os fios domados, hidratados e cheios de brilho. Tarefa não muito fácil de ser cumprida já que diariamente bombardeamos nossas madeixas com processos químicos e físicos que desgastam, agridem e podem chegar a destruir a estrutura capilar.Uma forma de tratar e recuperar os cabelos destes danos sofridos é investir em óleos capilares com comprovado poder nutritivo e reconstituinte.


Confira os principais óleos e seus benefícios:



Óleo de argan: O famoso “ouro de Marrocos” é extraído de uma árvore marroquina e possui propriedades hidratantes por conter ômega 6, vitaminas A, D e E e ácidos graxos essenciais. Proporciona hidratação profunda, nutrição, brilho e repara as pontas duplas. É indicado aos cabelos secos e ressecados.

Óleo de abacate: Contém vitaminas antioxidantes A, C e E, ômega 9 e proteção UV. Este óleo proporciona alta nutrição, brilho e proteção solar aos fios. Possui ação anti-frizz e auxilia na ondulação dos cabelos cacheados, proporcionando maior emoliência e maciez.

Óleo de oliva: Óleo que proporciona maciez e ajuda na elasticidade dos fios. Sua ação antioxidante evita o desbotamento da coloração e a quebra do fio. É indicado para cabelos secos, coloridos e cacheados.

Óleo de coco: O óleo de coco tem inúmeros benefícios para o cabelo. Rico em vitamina E e ácidos graxos, ele é um poderoso hidratante que age na porção interna do fio, reconstruindo-o e fortalecendo-o. Ideal para cabelos secos e sem vida, o óleo é capaz de proporcionar brilho e maciez às madeixas, se usado da maneira correta.


Formas de uso

Para hidratar: Misture o óleo em sua máscara de tratamento (quantidade equivalente a uma moeda de um real) para potencializar o efeito da máscara.
Como termoprotetor: Escolha um óleo que possui esta função e passe nos fios ainda úmidos. Em seguida, proceda com a escovação. “Lembre-se que nem todos os óleos possuem a função de proteger os fios contra o calor. A escolha do óleo sem a função protetora, quando utilizado com o calor do secador ou chapinha, poderá queimar os fios”, orienta Wagner.

Como pré-shampoo: O óleo antes do shampoo ajuda a selar as cutículas e diminuir o ressecamento. 

Antes de lavar os cabelos, aplique uma pequena quantidade nas pontas úmidas e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, lave os cabelos normalmente.

Óleo a quente: Aqueça o óleo capilar por aproximadamente 15 segundos e aplique nos fios úmidos. 

Deixe agir por 15 minutos e lave os cabelos com o shampoo duas vezes para retirar todo o resíduo.


Dicas gerais

- Para quem tem fios oleosos ou finos, evite o uso do óleo de argan puro como finalizador;
- A quantidade também influencia no resultado. O uso em grande quantidade nos cabelos poderá pesar e resultar em oleosidade;
- Com os cabelos úmidos e limpos, aplique apenas uma gota do produto nas mãos, espalhe e passe nas pontas dos cabelos;
- Cuidado com a utilização de óleos minerais, pois eles pesam e deixam os cabelos opacos, impedindo a penetração de outros nutrientes benéficos e necessários aos fios. Sendo assim, prefira óleos capilares de origem vegetal e orgânica, mais leves, naturais, com ácidos graxos e vitaminas;
- Evite o uso de óleos capilares diretamente na raiz, porque além de aumentar a oleosidade, poderá causar a obstrução dos folículos capilares e o enfraquecimento do bulbo capilar, assim, a queda dos cabelos.

Nenhum comentário

Postar um comentário