Como cuidar do cabelo cacheado no inverno?

COMO CUIDAR DO CABELO CACHEADO NO INVERNO
Os cabelos cacheados e crespos precisam de cuidados especiais o ano todo, porém no inverno esses cuidados se intensificam.
As baixas temperaturas normalmente deixam os fios mais arrepiados, ressecados e sem definição. Para minimizar esses danos típicos do tempo frio eu reuni aqui algumas dicas valiosas, que me ajudam muito e salvam meu cabelo no inverno. Confiram! 


EVITE LAVAR O CABELO COM ÁGUA QUENTE  

Eu sei que o frio pede um banho quentinho e gostoso mas entenda, a água quente só faz mal para o nosso cabelo.
Ela aumenta o frizz, resseca demais os fios e o pior, água muito quente no couro cabeludo quase sempre resulta em muita caspa. 
PROTEJA OS FIOS ANTES DA LAVAGEM  
Parecia uma bobagem e um desperdício pra mim, mas depois que eu testei a umectação pré lavagem me surpreendi bastante com o resultado.
Oque eu faço é aplicar um pouco de óleo capilar nas pontas do cabelo cerca de 30 minutos antes de lavar. Com isso o shampoo não agride tanto essa parte mais danificada dos fios. Tenho sentido as pontas menos detonadas desde que passei a aplicar o óleo antes da lavagem. Recomendo que experimentem.  
EVITE O USO FREQUENTE DO SECADOR  
Secar os fios com secador no inverno as vezes é necessário.
No entanto, isso é algo a ser evitado por conta dos danos causados pelo calor artificial. Quando precisar usar, lance mão de um bom protetor térmico e selecione a temperatura menos quente do seu aparelho. Se possível use o difusor para não desmanchar os cachos.  
EVITE SE EXPOR A FRIO E VENTO SEM UM CHAPÉU, LENÇO OU GORRO  
Ninguém merece sair de casa com o cabelo lindo e voltar pra casa com ele todo "farofado" e arrepiado não é mesmo?
Por isso quando sei que vou me expor ao vento  por algum tempo eu uso um gorro folgadinho ou o capuz do casaco mesmo. Se você curte chapéu também é uma boa opção pra proteger os fios do vento.  
AUMENTE O INTERVALO ENTRE AS LAVAGENS  
Essa dica é válida pra quem tem os fios secos e não se incomoda em ficar um, dois ou três dias sem lavar o cabelo com shampoo.
Não é segredo pra ninguém que shampoo em excesso pode ressecar demais os fios e o quanto você puder evitar ou diminuir o uso melhor será para a aparência dos cachos.
Uma boa saída são os produtos chamados de "cowash". Condicionadores que tem em sua fórmula ingredientes capazes de limpar e eliminar impurezas dos fios sem agredi-los como os shampoos com sulfato geralmente fazem. Vale a pena experimentar!  
SEQUE OS FIOS UTILIZANDO A TÉCNICA PLOPPING  
Já expliquei aqui no blog oque é a técnica plopping e como ela é ótima pra secar e definir os cachos. Se você não viu o post é só clicar aqui e conferir.
A técnica consiste em finalizar o cabelo com os produtos da sua preferência e depois envolver os fios com uma camiseta de algodão até que fiquem secos. Eu sou apaixonada por plopping, o cabelo fica lindo demais quando eu faço!  
DÊ PREFERÊNCIA AOS CONDICIONADORES SUPER HIDRATANTES  
No frio eu costumo dar preferência aos condicionadores mais poderosos que eu tenho, aqueles que nunca decepcionam e hidratam o cabelo de verdade sabem?
Meu cabelo tende a ficar mais embaraçado no frio e pra tirar todos os nós só com um condicionador mais pesado mesmo. Também costumo deixar o condicionador mais tempo agindo nos fios antes de enxaguar, pra que ele absorva melhor a hidratação e suporte as agressões externas causadas pelo frio. 
Bom meninas, estas são as minhas dicas, as que melhor funcionam no meu cabelo cacheado.

Se você também tem dicas de cuidados especiais com os cachos no inverno não deixe de compartilhar nos comentários.

Beijinhos, e até o próximo post!

4 comentários

  1. You hair is so gorgeous , hope you have a lovely week .

    www.stylenbeautylounge.com

    ResponderExcluir
  2. It might be hard to maintain nice looking curly hair, but it looks way better than flat straight hair. Your hair looks really healthy and pretty! :) x

    Ela BellaWorld

    ResponderExcluir
  3. O meu cabelo com plopping demora mais a secar, o seu também?

    ResponderExcluir