Cachos Tipo 3B - Como cuidar?

Sempre me perguntam qual é o meu tipo de cacho e os cuidados que eu tenho pra manter as molinhas sempre bonitas e hidratadas.  
E a verdade é que até uns 3 anos atrás eu não tinha nenhum cuidado específico com os cachos por serem de um determinado tipo, o cuidado era mais geral mesmo. Mas, conforme fui conhecendo melhor as características do meu cabelo pude perceber várias coisas. Desde as texturas de creme que funcionam melhor quando eu quero mais definição, até os segredos para conseguir mais volume.  
Então quero compartilhar com vocês um pouco dessa minha experiência acumulada ao longo dos anos com meu cabelo cacheado tipo 3b, espero que o post ajude outras meninas que também tem essa curvatura de cacho.
CACHOS TIPO 3B - COMO CUIDAR?


MEUS CUIDADOS E DICAS:  
Eu tinha o péssimo hábito de lavar o cabelo todo santo dia e nem preciso dizer o quanto isso deixava meus cachos ressecados e sem vida.  
O cabelo cacheado tipo 3b tem a forma de uma espiral e por conta disso a oleosidade natural do couro cabeludo não desse para o comprimento, por isso esse tipo de cacho tende a ser mais ressecado. Hoje em dia eu lavo meu cabelo dia sim dia não quando está calor e no inverno eu lavo a cada dois dias e percebo os fios mais saudáveis e hidratados, sem aquele aspecto de super seco. 
CACHOS TIPO 3B - COMO CUIDAR?

DA LAVAGEM A FINALIZAÇÃO 
Aplico o shampoo apenas na raiz e na hora do enxágue a água com espuma que escorre pelo comprimento já garante uma boa limpeza dos fios. Passar shampoo nas pontas é totalmente desnecessário, só vai trazer fragilidade e ressecamento aos cachos, então é melhor evitar. 
Um bom condicionador ou máscara que desfaça todos os nós e hidrate profundamente os fios é fundamental. Como eu já disse, o cacho 3b e sua forma espiralada faz com que seja naturalmente mais seco, logo, hidratação potente é vida pra esse tipo de cacho.  
Salvo em dias úmidos quando sinto que o meu cabelo necessita de cremes mais pesados e consistentes para segurar os cachos e manter o frizz mais controlado, eu opto por usar cremes de textura leve e cremosa porque pra mim são os que melhor funcionam, já que não deixam um aspecto pesado ou oleoso no cabelo. Os cremes de textura mais leve dão conta de definir e segurar os cachos sem tirar o volume e o balanço natural que o cabelo cacheado tem. 
Pra conseguir um volume bacana eu espero que os fios estejam 100% secos coloco o cabelo todo para frente ou para os lados e vou passando os dedos pela raiz, pra "soltar" os cachos. 
Se sentir vontade de alisar os cachos com chapinha pra variar o visual, tenha em mente que o uso excessivo dessas ferramentas de calor pode alterar permanentemente a estrutura do cacho, então evite!
CACHOS TIPO 3B - COMO CUIDAR?
Apesar de achar que os cremes levinhos são melhores para quem tem cachos com curvatura 3b, eu sei que a escolha varia de acordo com o tipo de finalização que cada uma gosta de fazer. E experimentar diversas texturas de creme sempre será a melhor forma de descobrir a que melhor funciona pro seu cabelo.  
O que eu percebo é que cremes leves me dão mais volume e cremes mais pesados controlam o volume.  
Portanto minha dica final é: teste e descubra as preferências do seu cabelo. Experimente técnicas diferentes de finalização, como a plopping por exemplo, que é a minha favorita. E lembre-se, cachinhos 3b são geralmente fáceis de modelar e amam ser amassadinhos no final da finalização. 

Espero que tenham gostado das dicas e não deixem de comentar caso tenham alguma dúvida.

Beijinhos, e até o próximo post. 
  

20 comentários

  1. Amada que cabelo difino você tem!! Acabei de descobrir esse blog e to passada. Tenho cachos 3B também, mas sofro demais com o frizz, principalmente na parte da frente. Percebi que seu cabelo tem um aspecto super hidratado e que você nao tem frizz na frente. Você faz algo especial? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jordana!! Obrigada pelo carinho! :D

      Pra evitar o frizz eu procuro lavar os fios numa temperatura morna e tirar o excesso de água com camiseta de algodão, nunca com toalha. Também evito mexer no cabelo enquanto ele está secando e só solto os cachos pra tirar o aspecto de "durinho de creme" depois que eles estão completamente secos. ;)

      Beijos flor!

      Excluir
  2. Olá Karina, adorei as dicas! E o teu cabelo é incrivelmente lindo!!
    Meu cacho é do tipo 3b também e estou em transição (não quis fazer o bc), mas já 70% cachos.. algumas máscaras nao dão a maciez e nem fica com aquela textura molhadinha durante a hidratação.. usei uma queratina da UMIDIFICA E uma de coco da SALON BRASIL, mas não gostei do resultado, achei áspero! Queria muito saber as máscaras que você usa, pra eu poder fazer o teste no meu 😊
    Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!!

      Brigada pelo carinho flor!<3

      Eu uso muitas máscaras, estou sempre testando novidades por causa do blog. Inclusive,digitando máscara na busca aqui do blog você encontra várias resenhas de máscaras que eu amo e não fico sem.

      Pretendo fazer um post bem completo falando das minhas máscaras queridinhas. Fica esperta pra não perder!

      Beijos querida!

      Excluir
  3. Olá, como controlo o frizz? Meu cabelo é 3b e descolorido por conta disso tem muito frizz além disso moro no nordeste acho que isso também prejudica, me ajudar a! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiee Julie!

      Olha controlar o frizz não é tarefa fácil não viu. rs
      Tem dias que dependendo do clima e da umidade o cabelo vai ficar um fuá mesmo.
      Minha dica é investir na fitagem, caprichando bastante. E evitar mexer no cabelo até que ele esteja completamente seco. O frizz é uma das características do nosso cabelo e sempre vai ter um aqui e outro ali mesmo. ;)

      Beijos flor!

      Excluir
  4. Quando nao lava o cabelo semanalmente pode dar um aspecto diferente para o cabelo? Tipo.. Pode dar a impressão que seu cabelo seja de outro tipo?
    Eu tenho a dúvida se o meu é 3b ou 3c, ou os dois juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Bruno. Talvez um período maior de tempo sem lavar deixe o cabelo mais pesado e com cachos menos definidos.

      Excluir
  5. Amei as dicas super me identifiquei e o exemplo sobre o shampoo que só usa na raiz eu não sabia mais agora levo para vida muito obrigada pelas dicas 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho Mayara, você é um doce!

      Excluir
  6. Oi Karina, tudo bem querida? Estou em transição há 8 i meses, não optei pelo vc. Estou notando meu cabelo duro e sem cachos definidos. Também bastante ressecado. O que vc sugere? Percebo a parte da frente mais crespa. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Wilza, tudo bem flor?
      A transição é mesmo um processo longo, onde vc tem que reaprender a cuidar do cabelo, antes acostumado com a química. Não sei se você segue algum cronograma capilar, ajuda muito. Nessa fase o cabelo clama por cuidados, especialmente hidratação.

      Tenho certeza que em breve você ostentará um cacheado poderoso!

      Beijos linda!

      Excluir
  7. Oi! Eu estou passando por transição, digo, meu cabelo está praticamente todo cacheado. Entretanto me sinto uma criança hahahaha Sou muito baixa e meu cabelo cacheado não me torna "madura". Usei o cabelo liso por vários anos. Meu cabelo é 3C (eu acho). Me ajuda a decidir o que fazer com meu cabelo!! hahaha Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Talita, tudo bem?

      Não desista da transição flor!

      Acho que você precisa se ver cacheada por um tempo e aprender a se admirar assim também. É normal que num primeiro momento os cachos não passem a imagem de maturidade mas na verdade está nas suas mãos que eles adquiram essa aparência mais madura.

      Em breve farei um post sobre isso. ;)

      Beijinho linda e obrigada por compartilhar sua história.

      Excluir
  8. Oi me identifiquei com vc. Meu cabelo acho que é 3b tbm. Nunca pintei e nunca alisei quimicamente. As vezes, quase nunca, uso chapinha. Meu problema é a frente ressecada e vários fiosinhos quebrados. Uso muito cabelo preso e onde moro faz muito calor. Será esses os motivos? Como posso cuidar desses fios na frente dá cabeça? Ah e sao fios diferentes do resto do meu cabelo, são bem grossos e não tem formato ondulado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie linda, tudo bem?
      Olha é super normal ter mais de um tipo e espessura de cacho viu. Geralmente os cabelos da frente são um pouco mais agredidos pelo sol e ferramentas de calor e por isso parecem mais ressecados. Não sei se você tem o hábito de fazer umectação com óleos vegetais, deixa o cabelo lindo e saudável e ótimo pra acabar com o ressecamento. ;)

      Excluir
  9. Olá Karina! Obrigado pelas dicas! Estou deixando meu cabelo crescer e pelo post creio que o meu tb é 3b, li em algumas matérias que para certos tipos de cacho os melhores cortes são em camadas ou desfiado, qual corte na sua experiência cai melhor no 3b? Desde já agradeço ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii querida!

      Olha, na minha opinião corte desfiado deixa as pontas minguadas e a raiz volumosa, eu não gosto desse efeito. Já o corte em camadas destaca bastante os cachos e até ajuda na definição, é o meu corte favorito! Espero ter ajudado. ;)

      Bjinhos

      Excluir
    2. Ajudou sim! =D Só mais uma dúvida, meu cabelo ainda está curto, (se eu esticar vai até o nariz mais ou menos), será que um corte em camadas fica legal mesmo em um cabelo curto assim? Obrigado novamente! =*

      Excluir